Artigo de opinião - Como o método Montessori auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais


              fonte:criandoapego.com.br
                                                                                          fonte:manualdoprofessor.com.br


fonte:cirios.com.br




Como o método Montessori auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais

  Por alguns estudos já realizados por mim, acredito que o método Montessori auxilia crianças na construção de sua autonomia, e para as crianças com necessidades educacionais especiais a construção de sua autonomia significa torná-las mais independentes, e conforme se tornam mais independentes mais se desenvolvem, tanto em seus aspectos cognitivos como socialmente. "Maria Montessori acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições". (Talita de Oliveira Almeida, 2008, nova escola)
  É comum nas escolas Montessorianas que os materiais que serão utilizados em salas de aula  sejam organizados em estantes por níveis de dificuldade e assunto, também ocorre um agrupamento de alunos de até três anos, dessa forma a criança se sente em seu ambiente familiar,  e com esses agrupamentos é desenvolvida a solidariedade onde ambas se ajudam. Uma criança que não possui nenhuma necessidade educacional especial pode ajudar muito no processo de desenvolvimento de uma criança que possui essa necessidade especial, esse aprendizado e desenvolvimento ocorre em ambas as partes.
“A atua Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no artigo 59, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específicos para entender ás suas necessidades; assegura a terminalidade especifica aqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências; e assegura a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolas. (MEC/SEESP, 2007)”
  A metodologia das escolas montessorianas está totalmente de acordo com essa lei, sua base diz respeito ao indivíduo,  seu processo de desenvolvimento é feito de acordo com seu ritmo, suas possibilidades e necessidades, desta forma, os educadores montessorianos, pensam em atividades e materiais de acordo com as necessidades que cada alunos apresenta, mesmo com muitos alunos em uma mesma sala, esses educadores parte de um princípio individualista, onde entendem que cada aluno tem sua especificidade, e que cada um necessita de uma atenção diferente, sendo assim, nesta sala, são dispostos diversos tipos de materiais.
  Justamente por essas metodologias apresentadas, acredito que o método Montessori seja o melhor método para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais, o método Montessori entende que cada aluno tem sua particularidade e dificuldade, e os educadores montessorianos tentam de diversas formas positivas auxiliar esses alunos em seu processo de desenvolvimento físico, cognitivo e social.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Método montessoriano e Autismo

Oque é o método Montessori?