Artigo de opinião - Como o método Montessori auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais
fonte:criandoapego.com.br
fonte:manualdoprofessor.com.br
fonte:cirios.com.br
Como
o método Montessori auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades
educacionais especiais
Por alguns
estudos já realizados por mim, acredito que o método Montessori auxilia
crianças na construção de sua autonomia, e para as crianças com necessidades
educacionais especiais a construção de sua autonomia significa torná-las mais
independentes, e conforme se tornam mais independentes mais se desenvolvem,
tanto em seus aspectos cognitivos como socialmente. "Maria Montessori acreditava que a educação é uma
conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar
a nós mesmos, se nos forem dadas as condições". (Talita de Oliveira
Almeida, 2008, nova escola)
É comum nas
escolas Montessorianas que os materiais que serão utilizados em salas de
aula sejam organizados em estantes por
níveis de dificuldade e assunto, também ocorre um agrupamento de alunos de até
três anos, dessa forma a criança se sente em seu ambiente familiar, e com esses agrupamentos é desenvolvida a
solidariedade onde ambas se ajudam. Uma criança que não possui nenhuma
necessidade educacional especial pode ajudar muito no processo de
desenvolvimento de uma criança que possui essa necessidade especial, esse
aprendizado e desenvolvimento ocorre em ambas as partes.
“A atua Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, Lei 9.394/96, no artigo 59, preconiza que os sistemas de ensino devem
assegurar aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específicos
para entender ás suas necessidades; assegura a terminalidade especifica aqueles
que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em
virtude de suas deficiências; e assegura a aceleração de estudos aos
superdotados para conclusão do programa escolas. (MEC/SEESP, 2007)”
A metodologia
das escolas montessorianas está totalmente de acordo com essa lei, sua base diz
respeito ao indivíduo, seu processo de
desenvolvimento é feito de acordo com seu ritmo, suas possibilidades e
necessidades, desta forma, os educadores montessorianos, pensam em atividades e
materiais de acordo com as necessidades que cada alunos apresenta, mesmo com
muitos alunos em uma mesma sala, esses educadores parte de um princípio
individualista, onde entendem que cada aluno tem sua especificidade, e que cada
um necessita de uma atenção diferente, sendo assim, nesta sala, são dispostos
diversos tipos de materiais.
Justamente por
essas metodologias apresentadas, acredito que o método Montessori seja o melhor
método para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais, o
método Montessori entende que cada aluno tem sua particularidade e dificuldade,
e os educadores montessorianos tentam de diversas formas positivas auxiliar
esses alunos em seu processo de desenvolvimento físico, cognitivo e social.
Comentários
Postar um comentário